quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Gostaria de aproveitar o espaço deste blog para socializar algumas de minhas experiências pedagógicas!

Meu trabalho ...

Um pouco da história da Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Fazenda Rio Grande


     A Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Fazenda Rio Grande merece destaque, pois conquistou historicamente grandes avanços no campo educacional.
    Vale ressaltar a importância dessa área do conhecimento para o processo de formação humana, uma vez que garante especificidades da linguagem corporal que podem ser expressadas por meio da dança, do teatro, dos jogos e brincadeiras, da ginástica, dos esportes e das lutas.
    Contudo, ainda existem muitos desafios a serem superados. Fazenda Rio Grande preocupa-se com esses desafios e vem tentando supará-los há alguns anos.
    A partir do ano 2000, várias discussões sobre currículo tem ocorrido neste município, ampliando o olhar para a importância do ensino da Educação Física enquanto componente curricular. Desde então, foram garantidas aulas específicas de Educação Física para a pré-escola e 1ª a 4ª série, e em 2004, um processo seletivo entre os professores da Rede garantiu coordenadoras específicas para Educação Física, nesse caso, sou eu, e também de Artes, possibilitando um assessoramento pedagógico que atenda as especificidades dessas Áreas do Conhecimento.
    Outro aspecto importante a ser mencionado refere-se a formação continuada, pois, durante todo o ano letivo estão sendo propiciados cursos, oficinas, palestras e encontros pedagógicos aos professores.


As ações pedagógicas em 2010 …


Formação Continuada:

IV Encontro Pedagógico de Arte e Educação Física para educadores das Escolas Municipais – 01 a 05 de março.

I Encontro Pedagógico de Arte e Educação Física para educadores dos CMEI's – 21 a 24 de junho. Confira as oficinas http://www.fazendariogrande.pr.gov.br/educacao/

Formação Continuada de Danças Folclóricas Regionais Brasileiras – abril a agosto.
 
Conheça algumas práticas pedagógicas realizadas nas formações continuadas!

I Encontro Pedagógico - educadores CMEI's: Dança "Era uma casa" .

Formação Continuada de Dança: "Pau-de-fitas e Boi-bumbá".


Confira outras danças realizadas na formação continuada!
 

Um comentário: